A memória de trabalho fonológica e o processamento da linguagem na infância
Resumen
Tema: As relações entre o circuito fonológico da memória de trabalho e o processamento da linguagem na infância começaram a ser investigadas a partir do momento em que os pesquisadores adotaram o Modelo de Memória de Trabalho, proposto inicialmente por Baddeley & Hitch em 1974, como pressuposto teórico para avaliar a interferência da memória de curto prazo na aquisição da linguagem. Objetivo: apresentar uma revisão abrangente e não-sistemática da literatura sobre o papel do circuito fonológico da memória de trabalho no processamento da linguagem oral na infância, desde a criação do modelo até os dias atuais. Para tanto, serão apresentados os conceitos de memória e aprendizagem, seguidos de uma descrição detalhada do modelo de memória de trabalho, principalmente do seu componente fonológico, e, por fim, os resultados de estudos envolvendo o circuito fonológico e a aquisição da linguagem na infância. Resultados: as pesquisas revisadas envolvendo o circuito fonológico e a linguagem na infância, desenvolvidas desde a criação do Modelo de Memória de Trabalho, contribuíram para que a memorização de palavras familiares deixasse de ser a principal função do componente fonológico do modelo para dar lugar à função de suportar o aprendizado fonológico. Conclusão: apesar da grande variedade de estudos envolvendo a memória de trabalho fonológica, precisar seu exato papel no desenvolvimento normal e patológico da linguagem ainda é uma tarefa difícil, sendo necessários futuros estudos mais abrangentes, tanto de caracterização das habilidades do circuito fonológico, como de avaliação de estratégias de reabilitação dos déficits de memória apresentados por crianças com alterações específicas de linguagem.
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