• Mercados e políticas agropecuárias 

      Arbage, Alessandro Porporatti; Fialho, Marco Antônio Verardi (2008)
      A disciplina de Mercados e Políticas Agropecuárias tem como principal objetivo capacitar os alunos para compreender o funcionamento dos mercados de uma maneira geral e, em particular, os mercados agrícolas, assim como ...
    • Métodos e técnicas de comunicação 

      Hillig, Clayton; Froehlich, José Marcos (2008)
      Este livro apresenta um resumo de assunto sobre Métodos e Técnicas em Comunicação, elaborado como caderno didático para a disciplina do Curso de Graduação Tecnológica em Agricultura Familiar e Sustentabilidade do Centro ...
    • Água e solos 

      Nishijima, Toshio (2008)
      A disciplina de Água e Solos, apresenta os fundamentos físicos e químicos da água e do solo. São desenvolvidas as relações do uso da água e do solo nas atividades econômicas e sociais da sociedade humana. Discute os conceitos ...
    • Tutorial do moodle versão do aluno 

      Lauermann, Rosiclei Aparecida Cavichioli (2008)
      A disciplina de Tutorial do Moodle Versão do Aluno, apresenta as funções do moodle. O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É um sistema de gestão de ...
    • Oficina de Introdução à Multimídia 

      Roggia, Iria Brucker (2008)
      A disciplina Oficina de Introdução à Multimídia apresenta como objetivos gerais desenvolver a capacidade de especificar e avaliar componentes multimídia, com ênfase na Internet, visando aplicações na educação. Essa disciplina ...
    • Linguística contemporânea 

      Pires, Vera Lúcia (2008)
      A disciplina Linguística Contemporânea é composta por 3 unidades. A unidade 1, apresenta o assunto Língua e comunicação. A unidade 2, apresenta os Estudos do texto e do discurso. Por fim, a unidade 3, apresenta a Descrição ...
    • História da Educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • História da educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • Sociologia da educação 

      Aukar, Paulo de Tarso Andrade (2008)
      A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ...
    • Filosofia da Educação I 

      Fontana, Hugo Antonio (2008)
      A disciplina de Filosofia da Educação I, tem como objetivo: proporcionar a compreensão de como se dá a emergência da consciência racional através do surgimento da Filosofia. Proporcionar a possibilidade de se ir tecendo ...
    • Educação assistida por tic's 

      Siluk, Ana Cláudia Pavão (2008)
      Esta disciplina tem como objetivo possibilitar aos professores bases teórico-práticas para a utilização das tecnologias da informação e de comunicação no trabalho docente. Para tanto, na primeira unidade, faz-se uma breve ...
    • Educação, identidade e diferença 

      Lazzarin, Marcia Lise Lunardi; Munhóz, Maria Alcione (2008)
      A disciplina Educação, Identidade e Diferença vem ao encontro de uma perspectiva que aborda a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira ...
    • Capacitação tecnológica em EaD 

      Cordenonsi, Andre Zanki (2008)
      A disciplina está focada em três aspectos essenciais: a) a capacitação tecnológica acerca da computação, tanto técnica quanto de terminologia; b) a capacitação sobre os meios de comunicação que permeiam a tecnologia; e c) ...
    • Gestão e preservação da informação 

      Silva, Beatriz Aita da (2008)
      A disciplina “Gestão e Preservação da Informação” integra o Curso de Especialização Gestão em Arquivos, no sentido de fornecer contribuições significativas ao processo de gestão em arquivos, assim trabalhará com estudos e ...
    • Políticas públicas e a gestão da informação arquivística 

      Castanho, Denise Molon (2008)
      Esta disciplina tem como objetivo a atualização de teorias e práticas relacionadas às políticas públicas e à gestão da informação arquivística ampliando conhecimentos nesta área. O conteúdo da disciplina está dividido em ...
    • Metodologias participativas 

      Silveira, Paulo Roberto Cardoso; Diesel, Vivien (2009)
      Ao iniciar a disciplina de Metodologias Participativas, será abordado inicialmente, uma breve revisão do que pensam alguns teóricos sobre as mudanças necessárias na atuação do Estado para o alcance do desenvolvimento ...
    • Classificação e vocação de uso das terras 

      Santos, Danilo R. dos; Reichert, José Miguel (2009)
      A disciplina Classificação e Vocação de Uso das Terras, tem como objetivo compreender melhor a classificação dos diferentes tipos de solos, que é importante porque nos permite organizar os conhecimentos sobre este recurso ...
    • Recursos hídricos 

      Peiter, Márcia Xavier; Robaina, Adroaldo Dias (2009)
      A disciplina de Recursos Hídricos está dividida em 9 Unidades, na Unidade 1, apresenta as informações básicas, relativas à disponibilidade dos recursos hídricos e a importância da água no planeta Terra. Na Unidade 2, ...
    • Análise de cadeias produtivas 

      Arbage, Alessandro Porporatti; Reys, Marcos Alves dos (2009)
      Esta disciplina tem como principal objetivo capacitar os alunos para identificar e analisar as diferentes dimensões relacionadas às cadeias produtivas e, dessa forma, inserir competitivamente a agricultura familiar nos ...
    • Sistemas agrários 

      Neumann, Pedro Selvino; Fialho, Marco Antônio Verardi (2009)
      Ao longo da disciplina de Sistemas Agrários, o objetivo é apresentar e instrumentalizar os alunos para melhor compreensão da dinâmica dos sistemas agrários. Para tanto, a disciplina apresenta os principais conceitos ...