Navegação CTE: Coordenadoria de Tecnologia Educacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-80 of 313
-
Mercados e políticas agropecuárias
(2008)A disciplina de Mercados e Políticas Agropecuárias tem como principal objetivo capacitar os alunos para compreender o funcionamento dos mercados de uma maneira geral e, em particular, os mercados agrícolas, assim como ... -
Métodos e técnicas de comunicação
(2008)Este livro apresenta um resumo de assunto sobre Métodos e Técnicas em Comunicação, elaborado como caderno didático para a disciplina do Curso de Graduação Tecnológica em Agricultura Familiar e Sustentabilidade do Centro ... -
Água e solos
(2008)A disciplina de Água e Solos, apresenta os fundamentos físicos e químicos da água e do solo. São desenvolvidas as relações do uso da água e do solo nas atividades econômicas e sociais da sociedade humana. Discute os conceitos ... -
Tutorial do moodle versão do aluno
(2008)A disciplina de Tutorial do Moodle Versão do Aluno, apresenta as funções do moodle. O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É um sistema de gestão de ... -
Oficina de Introdução à Multimídia
(2008)A disciplina Oficina de Introdução à Multimídia apresenta como objetivos gerais desenvolver a capacidade de especificar e avaliar componentes multimídia, com ênfase na Internet, visando aplicações na educação. Essa disciplina ... -
Linguística contemporânea
(2008)A disciplina Linguística Contemporânea é composta por 3 unidades. A unidade 1, apresenta o assunto Língua e comunicação. A unidade 2, apresenta os Estudos do texto e do discurso. Por fim, a unidade 3, apresenta a Descrição ... -
História da Educação
(2008)O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ... -
História da educação
(2008)O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ... -
Sociologia da educação
(2008)A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ... -
Filosofia da Educação I
(2008)A disciplina de Filosofia da Educação I, tem como objetivo: proporcionar a compreensão de como se dá a emergência da consciência racional através do surgimento da Filosofia. Proporcionar a possibilidade de se ir tecendo ... -
Educação assistida por tic's
(2008)Esta disciplina tem como objetivo possibilitar aos professores bases teórico-práticas para a utilização das tecnologias da informação e de comunicação no trabalho docente. Para tanto, na primeira unidade, faz-se uma breve ... -
Educação, identidade e diferença
(2008)A disciplina Educação, Identidade e Diferença vem ao encontro de uma perspectiva que aborda a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira ... -
Capacitação tecnológica em EaD
(2008)A disciplina está focada em três aspectos essenciais: a) a capacitação tecnológica acerca da computação, tanto técnica quanto de terminologia; b) a capacitação sobre os meios de comunicação que permeiam a tecnologia; e c) ... -
Gestão e preservação da informação
(2008)A disciplina “Gestão e Preservação da Informação” integra o Curso de Especialização Gestão em Arquivos, no sentido de fornecer contribuições significativas ao processo de gestão em arquivos, assim trabalhará com estudos e ... -
Políticas públicas e a gestão da informação arquivística
(2008)Esta disciplina tem como objetivo a atualização de teorias e práticas relacionadas às políticas públicas e à gestão da informação arquivística ampliando conhecimentos nesta área. O conteúdo da disciplina está dividido em ... -
Metodologias participativas
(2009)Ao iniciar a disciplina de Metodologias Participativas, será abordado inicialmente, uma breve revisão do que pensam alguns teóricos sobre as mudanças necessárias na atuação do Estado para o alcance do desenvolvimento ... -
Classificação e vocação de uso das terras
(2009)A disciplina Classificação e Vocação de Uso das Terras, tem como objetivo compreender melhor a classificação dos diferentes tipos de solos, que é importante porque nos permite organizar os conhecimentos sobre este recurso ... -
Recursos hídricos
(2009)A disciplina de Recursos Hídricos está dividida em 9 Unidades, na Unidade 1, apresenta as informações básicas, relativas à disponibilidade dos recursos hídricos e a importância da água no planeta Terra. Na Unidade 2, ... -
Análise de cadeias produtivas
(2009)Esta disciplina tem como principal objetivo capacitar os alunos para identificar e analisar as diferentes dimensões relacionadas às cadeias produtivas e, dessa forma, inserir competitivamente a agricultura familiar nos ... -
Sistemas agrários
(2009)Ao longo da disciplina de Sistemas Agrários, o objetivo é apresentar e instrumentalizar os alunos para melhor compreensão da dinâmica dos sistemas agrários. Para tanto, a disciplina apresenta os principais conceitos ...