Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 92
-
A formação docente e o ensino da leitura na educação profissional e tecnológica: perspectivas, desafios e reflexões
(2017)Devido às dificuldades que os alunos apresentam em compreender o que leem e entender a construção dos sentidos de diversos textos, este trabalho busca investigar em que medida a formação inicial e continuada auxilia os ... -
O programa permanência e êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar
(2017-07-13)A presente pesquisa discute a possibilidade da permanência e a conclusão com êxito dos estudantes da classe trabalhadora, que acessam a Educação Profissional e Tecnológica. Esta discussão foi realizada a partir da análise ... -
Ação TECNEP: movimentos, mediações e implementação da política de inclusão no IFFar, campus São Vicente do Sul
(2017-07-14)A pesquisa realizada vincula-se à área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvendo-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial/UFSM, ... -
Do bacharelado a docência: percepções dos egressos do PEG/UFSM quanto a atuação profissional docente
(2017-07-18)Esta pesquisa se insere na linha de Políticas Públicas e Gestão vinculada ao curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e consistiu em analisar as percepções dos egressos do Programa Especial ... -
Trajetos formativos de docentes de libras do ensino superior: dentre saberes e representações
(2017-07-21)Este trabalho descreve a pesquisa realizada com docentes de Libras do Ensino Superior, de duas instituições no Estado do Rio Grande do Sul, no intuito de conhecer como se constitui este profissional, através de seus trajetos ... -
A formação pedagógica dos professores do ensino técnico: para além da instrução
(2017-07-25)Este trabalho constitui-se em uma dissertação de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especificamente integrando a Linha de Pesquisa ... -
O ensino de história no Proeja: reflexões sobre o ensino integrado pelo viés da formação omnilateral
(2017-07-27)Esta dissertação de mestrado buscou refletir a inserção, configuração e desafios do ensino de História em cursos técnicos ofertados a partir da instituição do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a ... -
As contribuições do uso do facebook para o desenvolvimento da aprendizagem significativa
(2017-07-28)A presente pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM), na linha de pesquisa Inovação para Educação Profissional e ... -
Uso de ambientes virtuais de aprendizagem nos cursos técnicos sob o olhar de professores
(2017-07-28)Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (PPGEPT - CTISM), Mestrado Acadêmico, na linha de pesquisa em Inovação para ... -
Formação permanente de professores de língua portuguesa e o ensino de produção textual, no contexto da educação básica, técnica e tecnológica
(2017-07-31)O trabalho intitulado “Formação Permanente de Professores de Língua Portuguesa e o Ensino de Produção Textual, no Contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para a ... -
O uso pedagógico de podcast na educação profissional e tecnológica
(2017-07-31)As políticas públicas brasileiras que regulamentam a educação tem apontado para a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de formação de professores, no entanto, muitos cursos de formação ... -
A aplicação do ensino híbrido na educação profissional e tecnológica: potencialidades e dificuldades
(2017-08-04)Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (PPGEPT - CTISM), Mestrado Acadêmico, na linha de pesquisa em Inovação para ... -
Trajetos formativos de docentes da EBPTT: reflexões a partir do curso de licenciatura em computação
(2017-08-08)Este estudo, intitulado “Trajetos formativos de docentes da EBPTT: reflexões a partir do curso de Licenciatura em Computação”, insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica do ... -
Avaliação de recursos didáticos para o ensino de microcontroladores e possibilidades de aplicação em sala de aula/laboratório
(2017-08-10)Esta dissertação de mestrado propõe revisar as tecnologias e métodos de ensino atualmente empregados no ensino de microcontroladores. Para esse trabalho, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre microcontroladores, ... -
Educação profissional e tecnológica em um Brasil em transformação: o contexto histórico de implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Maria
(2017-08-11)A presente dissertação está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial ... -
Trajetos formativos e significações imaginárias: as narrativas de professoras da EBTT
(2018-07-10)Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada com professoras da Educação Básica Técnica e Tecnológica e teve como propósito perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes em uma atuação ... -
Uma análise sobre sistemas de informação governamentais para educação profissional e tecnológica: na busca pela qualificação dos dados declarados
(2018-07-16)A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em função de investimentos e melhorias nas políticas públicas e programas que aumentaram o número de vagas e de instituições ... -
SPOC: uma alternativa para a formação continuada de professores de matemática para a educação profissional tecnológica
(2018-07-16)O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado acadêmi-co de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) - CTISM/UFSM. O projeto tem como objetivo ava-liar as potencialidades e ... -
Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral
(2018-07-18)Esta dissertação tem como tema a formação de professores de Educação Física no Brasil e suas relações com a educação profissional, considerando a prática da Capoeira como parte do processo de educação integral do professor ... -
Representações sociais de coordenação de curso superior de graduação: construindo identidades na educação profissional
(2018-07-30)Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, o qual busca investigar as representações sociais ...