A historicidade da Escola Estadual de Ensino Médio Getulio Vargas e os desafios para a gestão escolar
Resumen
Este estudo monográfico se consolidou como resultado investigativo da Historicidade da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas e os desafios para a gestão escolar. Tendo como questão norteadora por que investir numa escola de campo pública do município de Fontoura Xavier? O objetivo do mesmo foi analisar os desafios e dificuldades da manutenção de uma escola de campo pública do município de Fontoura Xavier. Sabe-se que historicamente muitas escolas de campo são fechadas e seus alunos são transportados para escolas urbanas favorecendo o fechamento dessas comunidades e o aumento do êxodo rural. Para realizar tal análise alguns passos necessários foram conhecer sua trajetória, sua história, os agentes que a construíram. Então se optou pela metodologia da pesquisa ação, onde pesquisador e pesquisados interagindo no processo buscam resgatar a história. Relato de quem contribuiu com a história e grupos focais com os diferentes segmentos que compõem a escola foram os instrumentos de produção de dados; esses grupos organizaram-se de maneira solidária, cooperativa e interativa, compilando este trabalho. Paralelamente ao resgate histórico da escola pelos atores que fizeram e fazem o cotidiano da instituição organizou-se o resgate da educação e educação do campo que compuseram o referencial teórico. Com base nos dados produzidos sistematização, análise e interpretação utilizando a análise de conteúdo foram possíveis responder ao questionamento levantado, resgatar a história da escola e da educação com vistas a perceber as dificuldades e desafios da gestão de uma escola do campo. Assim, concluiu-se que os desafios da gestão são muitos e necessário a continuidade dos estudos referentes às escolas de campo para que as mesmas sejam fortalecidas e cumpram seu papel nas comunidades onde estão inseridas.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: