A formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização do PNAIC em Santa Maria/RS: concepções e vivências
Resumo
Esta pesquisa integra uma análise que tem como tema de estudo a formação continuada de professores alfabetizadores através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Dos vinte e três professores participantes do estudo, vinte são regentes em turmas de Alfabetização 1º ano e três deles são coordenadores pedagógicos das escolas em que atuam os professores alfabetizadores pesquisados. Implementado no ano de 2013, O PNAIC é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, denominado Ciclo de Alfabetização. O estudo das concepções e vivências na prática pedagógica dos professores do programa em questão, o papel dos gestores escolares, na figura dos coordenadores pedagógicos e o apoio à formação continuada destes professores é o enfoque deste trabalho. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Na análise dos principais resultados, considerando-se o processo de formação continuada, pode-se afirmar que o mesmo apresentou significativas reflexões e possíveis mudanças nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas turmas de alfabetização, de forma a possibilitar um repensar sobre as práticas da docência, incluindo-se as questões que são externas às escolas. Estas questões são angústias constantes dos professores e precisam ser consideradas para que realmente possam-se alfabetizar todas as crianças com qualidade, no tempo esperado. Reitera-se a necessidade de formação continuada, de forma a firmar-se como um dos direitos dos profissionais da educação para a construção de sua identidade docente.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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