Formação continuada e a prática docente na educação infantil
Abstract
Este estudo tem como tema a formação continuada dos docentes da Educação Infantil. A relevância da temática está relacionada à necessidade de pensar a qualificação docente. A Educação Infantil é uma fase inicial importante da vida escolar, por essa razão defendo a pertinência de investigar a problemática acerca da formação continuada proposta nas EMEIs, e em que proporção as mesmas qualificam a prática docente. Ao contrário, o que se observa nas propostas de formação continuada, em alguns municípios, é de que as formações são desvinculadas, da dimensão, teórico-prática. Nesse sentido, traçamos objetivos específicos que pudessem sugerir as pistas para investigar quais seriam os princípios educativos que orientam a proposta da formação continuada em uma EMEI, localizada no Município de Faxinal de Soturno/RS; analisar as relações existentes entre a formação inicial e continuada de professores com as práticas docentes na Educação Infantil e na EMEI; Identificar as fragilidades e potencialidades da formação continuada pela EMEI. A abordagem metodológica é qualitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação, sendo as técnicas de coleta e produção de dados da observação, elaboração e realização de questionário às docentes da EMEI. A partir dos dados coletados e analisados efetivamos, como parte do plano de ação, a realização de oficinas pedagógicas. Os encaminhamentos investigativos da pesquisa nos conduziram ao entendimento que a formação continuada proposta pela EMEI precisa ser repensada, junto com os educadores, pois os mesmos assinalam em suas narrativas a existência de concepções equivocadas sobre a dimensão teórico-prática, o que dificulta o aprimoramento da prática docente, junto às crianças, a partir da formação continuada realizada pela escola.
Collections
The following license files are associated with this item: