Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFleig, Maria Talita
dc.creatorSausen, Carolina
dc.date.accessioned2017-11-07T13:20:07Z
dc.date.available2017-11-07T13:20:07Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11978
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis monograph on Specialization in Teaching in Childhood Education focuses on pedagogical practice in preschool, taking into consideration documents such as the Curricular Proposal of the Municipality of Ijuí and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2010). With a qualitative approach, in this work we opted to organize and develop a project that enabled the participation of children in different spaces and times of interactions, discoveries and games in Early Childhood Education, considering the demands and interests of the class: and analyze the teaching practice itself From records and reflections of the project developed. For the organization and development of the project called "Surprise Box" with children of a municipal school of Early Childhood Education in Ijuí, the observations, portfolio records and reflections were used, contributing to a research work and analysis of the organization of the practice in the Preschool, where it was possible to rethink teaching, seeking new possibilities, considering that the work was exposed and shared with all school and family communities. In this way, it was noticed that it was often necessary to listen, to propose, to intervene and even to silence due to the lack of answers, in order to perceive the growth of the group, [re] meaning the experiences, constituting a reflective teacher of practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectReflectioneng
dc.title"Caixa-surpresa": registros e reflexões da docência na educação infantilpor
dc.title.alternative"Surprise box": records and reflections of teaching in children educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEsta monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil tem como foco a prática pedagógica na pré-escola, levando em consideração documentos como a Proposta Curricular do Município de Ijuí e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010). Com abordagem qualitativa, nesse trabalho optou-se por organizar e desenvolver um projeto que viabilizasse a participação das crianças em diferentes espaços e tempos de interações, descobertas e brincadeiras na Educação Infantil, considerando as demandas e interesses da turma: e analisar a própria prática docente a partir de registros e reflexões do projeto desenvolvido. Para a organização e o desenvolvimento do projeto denominado “Caixa Surpresa” com crianças de uma escola municipal de Educação Infantil de Ijuí, utilizou-se as observações, registros dos portfólios e reflexões, contribuindo para um trabalho de pesquisa e análise da organização da prática na pré-escola, onde foi possível repensar a docência, buscando novas possibilidades, considerando que o trabalho estava exposto e sendo compartilhado com toda comunidades escolar e familiar. Nesse percurso percebeu-se que, muitas vezes, foi necessário ouvir, propor, intervir e, até mesmo, silenciar por não ter respostas, para assim perceber o crescimento do grupo, [re]significando as experiências, constituindo-se uma professora reflexiva da prática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto