"Caixa-surpresa": registros e reflexões da docência na educação infantil
Resumen
Esta monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil tem como foco a prática pedagógica na pré-escola, levando em consideração documentos como a Proposta Curricular do Município de Ijuí e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010). Com abordagem qualitativa, nesse trabalho optou-se por organizar e desenvolver um projeto que viabilizasse a participação das crianças em diferentes espaços e tempos de interações, descobertas e brincadeiras na Educação Infantil, considerando as demandas e interesses da turma: e analisar a própria prática docente a partir de registros e reflexões do projeto desenvolvido. Para a organização e o desenvolvimento do projeto denominado “Caixa Surpresa” com crianças de uma escola municipal de Educação Infantil de Ijuí, utilizou-se as observações, registros dos portfólios e reflexões, contribuindo para um trabalho de pesquisa e análise da organização da prática na pré-escola, onde foi possível repensar a docência, buscando novas possibilidades, considerando que o trabalho estava exposto e sendo compartilhado com toda comunidades escolar e familiar. Nesse percurso percebeu-se que, muitas vezes, foi necessário ouvir, propor, intervir e, até mesmo, silenciar por não ter respostas, para assim perceber o crescimento do grupo, [re]significando as experiências, constituindo-se uma professora reflexiva da prática.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: