Experiências em letramento com alunos surdos na educação infantil
Resumen
A proposta deste trabalho traz questões referentes à produção em letramento de
uma aluna surda, que freqüenta a educação infantil. A pesquisa foi efetuada a partir
de algumas observações realizadas na Escola Estadual de Educação Especial Dr.
Reinaldo Fernando Cóser, na cidade de Santa Maria/RS. No processo de
investigação, foi efetuado um estudo de caso, com abordagem qualitativa, trazendo
instrumentos do uso do diário de campo e da observação participada. As
experiências em letramento, realizadas na escola, mostram que o letramento
acrescenta uma nova identidade ao grupo, promovendo não só o aprender, no saber
formal, mas também de ser, ou seja, de inferir significado para a leitura. Isso
intensifica a construção da cidadania, na escrita, no âmbito dos cálculos e dos
números. No acréscimo desse novo conhecimento, o letramento faz uso de
estratégias visuais e contextualizadas, por meio do acesso a gravuras, jornais,
filmes, cartazes, desenhos, fotos, embalagens, que servem de insumo para
representar os diferentes contextos. O letramento, a partir de uma experiência
visual, é a base da construção da aprendizagem do sujeito surdo, pela aquisição da
língua de sinais, pela interação com sujeitos surdos e do professor ouvinte como
mediadores da proposta bilíngüe. Nesta proposta bilíngüe, a ludicidade direciona as
atividades proporcionadas na educação infantil, em que se prima pela aquisição da
língua de sinais e a valorização da cultura surda.