Gestão democrática: uma análise sob a ótica do projeto político-pedagógico - entre a teoria e a prática
Resumen
Este estudo objetiva discutir, analisar e desencadear reflexões acerca da gestão democrática, a partir da construção, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal e Ambiental - EMAFA de Ilópolis/RS. É uma pesquisa de caráter qualitativo tipo Estudo de Caso. Para tanto, foram utilizados questionários, os quais foram respondidos pelos professores e equipe diretiva da referida escola. Como reflexão decorrente dessa pesquisa, constatou-se que o Projeto Político-Pedagógico, da escola em questão, foi fruto de uma construção parcialmente democrática, tendo como principal entrave relativo à sua construção e implementação, o aspecto referente à participação. Concluiu-se também, que a principal medida a ser tomada urgentemente pela escola em questão é a avaliação do seu PPP, pois o mesmo não é avaliado há 10 anos. Pode verificar que grande parte dos entrevistados possuem o conhecimento de muitos princípios democráticos, porém não os aplicam em seu cotidiano. Através desse estudo também, percebeu-se a necessidade da operacionalização do Projeto Político-Pedagógico no âmbito escolar, para que a escola efetivamente alcance os seus objetivos e seu papel social, sendo de fundamental importância que a construção e o acompanhamento do mesmo, estejam alicerçados em uma gestão participativa, em que as decisões sejam democratizadas e, assim, os envolvidos percebam-se como parte integrante e fundamental do processo educativo, não podendo ser visto o Projeto Político-Pedagógico apenas como um marco de cunho regulatório. Por fim, conclui-se especialmente que o único caminho para que a gestão democrática aconteça na escola é que a mesma seja vivenciada como processo em todas as instâncias de gestão da escola, não podendo ser vista somente como um ponto final a ser alcançado.
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