• Língua, cultura e identidade 

      Lunardi, Márcia Lise; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      A disciplina de Língua, Cultura e Identidade vem abordar a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela língua acerca da cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira unidade, são ...
    • Processos investigativos em educação II 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Julio Gomes dos Santos (2005)
      A proposta deste trabalho é propiciar um diálogo com a teoria básica do conhecimento científico e sua construção através da pesquisa. Por isso, perguntamos: você sabia que a pesquisa possui vários âmbitos, inclusive faz ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Psicologia das relações educacionais 

      Tonini, Andréa; Munhóz, Maria Alcione; Lunardi, Márcia Lise (2005)
      A disciplina Psicologia das Relações Educacionais visa fornecer, aos alunos do curso de Educação Especial, subsídios teóricos para a compreensão das problemáticas que envolvem as relações interpessoais, assim como a ...
    • Avaliação em educação especial 

      Munhóz, Maria Alcione; Casarin, Melânia de Melo; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      Ao discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da ...
    • Matemática e educação escolar II 

      Neuenfeldt, Adriano Edo; Domingues, Cilce Agne; Kroning, Dulce (2005)
      Neste módulo, os estudos sobre a Unidade A - Números Racionais iniciam com uma abordagem inicial sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas envolvendo a ...
    • Libras I 

      Silveira, Carolina Hessel; Cavalheiro, Fernanda (2005)
      Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ...
    • Desenvolvimento linguístico e educação do surdo 

      Quadros, Ronice Muller de (2005)
      A disciplina Desenvolvimento Linguístico e Educação do Surdo objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos à língua de sinais brasileira e o seu desenvolvimento lingüístico na criança surda. A disciplina está ...
    • Dificuldades de aprendizagem 

      Tonini, Andréa; Marquezan, Reinoldo (2005)
      Nesta disciplina temos como objetivo proporcionar a construção de conhecimentos sobre os fatores históricos, conceituais e terminológicos relativos às dificuldades para aprendizagem e sobre os fatores orgânicos e presentes ...
    • Jogo teatral e educação escolar 

      Nunes, Lúcia de Fátima Royes (2005)
      Em função da especificidade desta disciplina, foi preciso fazer algumas alterações quanto ao conteúdo. Conforme o programa, o conteúdo está dividido em dez unidades, mas, para um melhor entendimento seqüencial e porque ...
    • Educação e movimento humano 

      Palma, Luciana Erina; Almeida, Marcia Gonzalez Feijó; Agnolin, Daniela Ana (2005)
      Neste semestre, trabalharemos com a disciplina de Educação e Movimento Humano com carga horária de 60 horas/aula. As unidades serão organizadas através de leituras e atividades teórico-práticas. A avaliação dessas atividades ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno surdo 

      Perlin, Gladis T.T. (2005)
      Esta disciplina objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos a algumas metodologias da educação de surdos constantes na diferente temporalidade. Para entender o discurso das metodologias utilizadas no ensino ...
    • Ensino da língua portuguesa para surdos 

      Campello, Ana Regina e Souza (2005)
      A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ...
    • Psicologia da educação IV 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Inês Peterini (2005)
      A Psicologia da Educação busca estudar a complexidade do ser humano no processo de constituição do indivíduo em especial a sua vivência na instituição educativa, procurando resolver o impasse provocado pelos limites de ...
    • Metodologia do ensino da língua portuguesa II 

      Siluk, Ana Cláudia Pavão; Monari, Jane Dalla Corte; Azzolin, Marta (2005)
      A disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II, dá continuidade aos estudos realizados no semestre passado. Porém, de modo mais dinâmico, pois propõe um trabalho mais voltado ao estudo do texto e suas ...
    • Metodologia do ensino de ciências naturais e suas tecnologias 

      Bagetti, Aline; Grabauska, Claiton José; Bastos, Fábio da Purificação de; Abegg, Ilse; Alberti, Taís Fim (2005)
      A disciplina "Metodologia do Ensino de Ciências Naturais" integra conhecimentos científico-tecnológicos. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo ...
    • Metologia do ensino da língua portuguesa I 

      Siluk, Ana Cláudia Pavão; Monari, Jane Dalla Corte; Azzolin, Marta; Leke, Ana Paula Bopp; Stefanello, Carla Marli Adiers (2005)
      Ao desenvolver um livro didático para a disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa do Curso de Graduação a distância de Educação Especial, procura-se apresentar, seguindo a proposta da disciplina, conteúdos ...
    • Psicologia da educação II 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini; Silva, Angelise Fagundes da; Azzolin, Marta (2005)
      Nesta disciplina, vamos trabalhar com a formação da personalidade e sua implicação nos processos educacionais. Para tanto, serão conhecidos alguns de seus principais teóricos, seu precursor Freud e a psicanálise e alguns ...
    • Metodologia do ensino da geografia 

      Cassol, Roberto; Mussoi, Eunice Maria; Cirolini, Angélica; Mota, Patrícia Nascimento (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. O conteúdo ...
    • Matemática e educação escolar I 

      Nogueira, Clélia Maria Ignatius; Andrade, Doherty (2005)
      Após essa primeira disciplina da área de Matemática, o aluno será capaz de organizar situações didáticas para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e refletir sobre elas. Para isso, serão consideradas ...