Sistemas informatizados de gerenciamento de protocolo - estudo de caso na Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Resumen
A Administração Pública, ao longo dos últimos anos, vem procurando adequar suas rotinas através de sistemas informatizados, que visam tornar seus processos mais céleres e menos burocráticos. Contudo, a inserção dessas ferramentas no setor público é incipiente, seja pela limitação de recursos financeiros para aquisição dos sistemas, quanto pelo fato das tecnologias serem ainda recentes no próprio contexto histórico da sociedade brasileira, em comparação a países com maiores níveis de desenvolvimento. O presente artigo relata um estudo de caso sobre a utilização de tecnologias pelo setor público, em especial o sistema informatizado de gerenciamento de protocolo na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, a fim de verificar se os agentes públicos o estão utilizando de forma a refletir na melhoria dos seus processos. Para tanto, foi realizado um estudo das ferramentas e recursos disponibilizados pelo referido sistema, bem como foram realizadas entrevistas com os mais diversos setores que compõem o Executivo Municipal acerca da forma de utilização do mesmo. Verificou-se que, em que pese o sistema possua diversos recursos a fim de proporcionar segurança e celeridade processual, não está sendo utilizado pelos servidores de forma efetiva, remetendo à necessidade de uma melhor qualificação dos agentes públicos para utilização do referido recurso.
Colecciones
- Gestão Pública - EaD [343]
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