O papel das brincadeiras espontâneas, livres e mediadas no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos de uma turma de educação infantil
Abstract
Esta monografia aborda o papel das brincadeiras espontâneas, livres e mediadas no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos de uma turma da Educação Infantil. As crianças de 4 e 5 anos se relacionam com o ambiente por meio do movimento, da imaginação, das brincadeiras (VYGOTSKY, 2007). “A expressão mais plena da criança acontece quando ela brinca de forma livre” (ECKSCHMIDT, 2015a, p. 5), e também quando o educador infantil planeja o ambiente lúdico, promovendo os diferentes modos de brincar, entres eles o brincar mediado (MOYLES, 2002), quando ele intervém na brincadeira infantil. Justificamos também a escolha deste tema a partir do brincar como direito fundamental da criança, assegurado na Declaração Universal dos Direitos da Criança. Através de uma pesquisa-ação (ELLIOTT, 1991, p.69), do “estudo de uma situação social com vistas a melhorar a qualidade da ação dentro dela”, delimitamos o seguinte problema de pesquisa: Qual é o papel das brincadeiras espontâneas e livres e das brincadeiras mediadas no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos de uma turma de educação infantil? Ressaltamos que tão importante quanto regulamentar o direito de brincar é possibilitarmos, cotidianamente, os espaços e os tempos para que as crianças possam brincar, se desenvolver e aprender. Constatamos ainda a necessidade de estudar esta temática a partir de um trabalho que fizemos na disciplina Brinquedos e Brincadeiras no Cotidiano da Educação Infantil do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, quando construímos brinquedos e os entregamos às crianças, para que brincassem livre e espontaneamente. Verificamos que dos 31 educadores apenas 10% destinavam espaços e tempos para as brincadeiras espontâneas, que seguem “a fluidez e o impulso da própria criança”, e para as brincadeiras livres, que não são orientadas por uma proposta pedagógica (ECKSCHMIDT, 2015b, p. 75). A maioria promovia apenas o brincar com a sua mediação. Diferentemente disto, nossa prática pedagógica sempre se alternou entre o brincar espontâneo e o mediado, sendo destinados, quantitativamente, mais tempos e espaços para o brincar espontâneo e livre dentro e fora da sala, quando as crianças brincam inclusive com outras de diferentes idades e turmas. A partir daí, planejamos um projeto que possibilitou às crianças brincarem espontaneamente com brinquedos construídos por mim, bem como oportunizou que construíssem seus brinquedos, com materiais não estruturados, e brincassem livremente com crianças de diferentes idades no pátio da escola. No projeto, incluímos os familiares, que foram chamados para conhecer o trabalho e brincar com seus filhos, mediados por mim. Concluímos que, quando destinamos espaços e tempos às crianças brincarem, seguindo seus impulsos, afirmamos a especificidade da Educação Infantil, desenvolvemos uma proposta pedagógica que vem ao encontro das suas necessidades, além de possibilitarmos que sejam elas mesmas aqui e agora.
Collections
The following license files are associated with this item: