Uma experiência na educação infantil: as diferentes linguagens da criança
Resumo
Este trabalho visa apresentar uma experiência de pesquisa ação a qual objetivou desenvolver uma proposta pedagógica que potencialize o desenvolvimento das múltiplas linguagens de uma turma de Pré-escola da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero de Santa Maria-RS, no primeiro semestre de 2016. Nesta direção buscou-se: conhecer os elementos teóricos que abordam as linguagens infantis como meio de educação/aprendizagem; identificar as bases teóricas e legais que orientam as concepções de linguagens na prática do educador de Educação Infantil; e refletir sobre os limites e as possibilidades de considerar as linguagens infantis no processo de aprendizagem das crianças para a qualidade da Educação Infantil, na escola em questão. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação como uma estratégia para o desenvolvimento do professor pesquisador de sua própria prática e assim utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos. Os referenciais que deram base ao estudo foram: Barbosa (2009), Freire (1996), Edwards, Gandini e Forman (1999-2016), Brasil (1996-2002-2010), Oliveira (1995), Junqueira Filho (2014), Ludke (2003), Osteto (2000), Tripp (2005), Elliot (1997), Friedmann (2013), Horn (2012), Mello (2005) entre outros. Esta experiência permitiu identificar que as linguagens permeiam o trabalho na Educação Infantil, de modo que estas podem e devem ser potencializadas por meio do brincar, permitindo que as interações e mediações produzidas constituam-se nos eixos da ação pedagógica. A Educação Infantil vem avançando e superando desafios no que tange o trabalho com as múltiplas linguagens presentes na educação das crianças. Busca-se ainda uma escola que componha uma equipe de profissionais com um objetivo em comum: compartilhar suas teorias e práticas tendo como base a “pedagogia da relação e da escuta”. O espaço da Educação Infantil precisa se constituir em um lugar onde as crianças se sintam à vontade para viajar no imaginário, compartilhar, transformar e construir conhecimentos, caminhando para a construção efetiva da cidadania e do bem comum.
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