Relação familia e escola na educação infantil: implicações e construções nos processos educacionais da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar nos anos de 2013 e 2014, com vistas à gestão democrática
Resumen
O presente estudo tem como tema “Relação Família e Escola na Educação Infantil – Implicações e construções nos processos educacionais da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar nos anos de 2013 e 2014, com vistas à gestão democrática”. Considerando que a criança a partir do momento em que começa a frequentar o espaço escolar, continua sob a influência de sua família, é de suma importância que as relações estabelecidas entre família e escola possibilitem um clima de tranquilidade, de segurança e de respeito mútuo. Nesse sentido o presente estudo objetiva investigar a relação família e escola e suas implicações e construções nos processos educacionais. A metodologia caracteriza-se como pesquisa qualitativa, e para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Para análise dos dados buscou-se utilizar análise de conteúdo segundo Bardin (2009), tendo sido utilizadas categorias: relação família e escola. O estudo de caso foi o mais apropriado para a investigação por se tratar de um grupo pequeno de pessoas envolvidas. Para a obtenção das informações, foi aplicado um questionário estruturado com 11 perguntas para os profissionais de educação e 13 perguntas para os pais. Na apuração dos resultados foi constatado que a família e os profissionais de educação entendem a importância de estar em parceria, bem como ambos procuram por um atendimento de qualidade, que envolva atividades que contemplem o cuidar e o educar. Família e escola juntas promovem melhores resultados no desenvolvimento integral da criança.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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