Gestão escolar no ambiente prisional feminino: limites e (im)possibilidades
Resumen
Esta pesquisa foi resultado do acompanhamento ao Projeto de Extensão “Do cativeiro à liberdade: narrativas de histórias de mulheres presas”, no ano de 2015 e 2016. Ao acompanhar o projeto, meu olhar também acompanhou a Gestão Escolar do Núcleo aonde são desenvolvidas as atividades educativas junto às mulheres do Presídio Regional de Santa Maria/RS. Os desafios impostos pelo sistema de segurança em relação ao processo educacional como um todo permite pensar muitas nuances em relação à Gestão com relação aos seus limites e (im)possibilidades. A reinserção social e profissional das apenadas faz parte de uma realidade que merece atenção na medida em que é crescente o número de delitos cometidos por mulheres e, nesse sentido, o estudo leva em consideração a necessidade de um processo educativo democrático que faça parte do cotidiano das educandas apenadas, motivando-as à posterior inserção ao mundo do trabalho ao proporcionar a educação como ferramenta de emancipação, liberdade e autonomia. O olhar do sistema educacional deve(ria) voltar-se a uma educação pública, laica, universal, de qualidade para todos(as) e por toda a vida nos diferentes tempos e espaços, pois cada vez mais há necessidade dos grupos desprivilegiados serem reintegrados às oportunidades de emprego e renda. Na medida em que a gestão educacional se coaduna com políticas públicas para educação de forma democrática, sobretudo às pessoas que carecem de maior atenção estatal para melhorias na vida pessoal e profissional, efetivamente poderá haver a inclusão social e (re)inserção ocupacional laboral. Nesse sentido, pretendeu-se analisar de que forma a Gestão Escolar do NEEJACP interage com o processo de construção da autonomia e aprendizagem das apenadas durante o cumprimento da pena. Como suporte metodológico, a pesquisa foi de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso, obtendo como resultado a configuração de uma gestão escolar prisional fragmentada e norteada por um sistema de segurança em detrimento do processo educativo na sua totalidade. Assim, para dar suporte à análise da realidade vivida no NEEJACP diante do sistema prisional institucionalizado, como aporte teórico a pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva freireana, sendo o caráter transformador de sua pedagogia progressista libertadora fundamental tanto à formação integral quanto à difusão de uma educação prisional mais democrática e humanizada.
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- Gestão Educacional [292]
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