Altas habilidades/superdotação: diferentes conceitos e abordagens
Resumen
O trabalho que se segue se insere no campo de estudos da Educação Especial,
com foco na especificidade das Altas Habilidades/Superdotação. Tivemos como
objetivos orientadores desse trabalho conhecer e refletir acerca do conceito de
AH/SD na modernidade no contexto brasileiro. Para conseguirmos alcançá-los
adotamos uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico, selecionando os
enfoques mais sobressalentes e distintos a trabalharem com estes conceitos.
Dentre os materiais coletados percebemos que não existe uma única perspectiva
de conceituação e, conseqüentemente, de trabalho e enfoque para com as
pessoas com AH/SD. Dessa percepção podemos inferir que muito já foi alcançado
com relação às AH/SD, todavia os discursos discordantes nos apontam que muito
ainda resta a ser feito pelas AH/SD no âmbito brasileiro. Não queremos consenso,
nem um único discurso com relação às AH/SD; o que fica bastante destacado é
que ainda precisamos conhecer com mais afinco as AH/SD para podermos
estabelecer ao menos objetivos comuns.