TICs e acessibilidade na EaD: investigativa com tutores e docentes
Abstract
A presente investigativa buscou compreender se tutores e professores que atuam na Educação a
Distância-EAD sentem-se preparados para proporcionar a acessibilidade de acadêmicos com
deficiência. Na atual conjuntura a EAD tem assumido novos desafios como a inclusão educacional de
acadêmicos com deficiência nos cursos a distância. Com o acesso destes estudantes surgem
indagações sobre a operacionalização deste processo e se os tutores e professores sentem-se
preparados para esta nova realidade. Objetivou por meio da coleta de dados compreender se há
relevância na implementação de um serviço de apoio à equipe de trabalho. Do mesmo modo buscou
verificar demandas e possibilidades de intervenção junto ao grupo de trabalho. Ao final da análise dos
dados foi possível mapear as demandas e interesses do grupo de trabalho. Esta pesquisa é
caracterizada como uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso. Para a coleta de dados os
participantes foram convidados via e-mail a responder um questionário on-line disponibilizado na
plataforma Googledocs. Partindo-se das respostas e análise dos dados compreende-se que a maioria
entende a complexidade deste processo e sinaliza a importância de uma formação continuada sobre
o tema. A pesquisa permitiu mapear as demandas e interesses do grupo de trabalho, material este
que servirá de base à realização de uma futura formação com o grupo.
Collections
The following license files are associated with this item: