A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
Resumo
O presente trabalho de pesquisa teve por objetivos investigar quais aspectos são
constituintes da identidade docente, compreender de que modo a atuação do gestor
interfere na construção da identidade profissional. Para dar conta de tais questões
foi preciso aprofundar alguns estudos relativos à construção da identidade do gestor,
considerando fatores importantes como trajetória de vida, convívio em grupo e
formação permanente. Em função do processo investigativo exigir apropriação
conceitual dos elementos que compõem o cenário o qual o problema a ser
investigado pertence, foi imprescindível uma abordagem metodológica quantitativa,
em que os estudos acerca do problema parte da recorrência às referências
bibliográficas principalmente sobre a temática da gestão educacional e identidade
docente. Tal escolha metodológica exigiu uma intensa análise crítica sobre a
construção da identidade docente, à medida que a mesma envolve a trajetória de
vida docente, sua formação e as relações que ele traça em sua trajetória, o que o
torna um ser ativo e construtor da sua identidade e profissionalidade. Na tentativa de
apontar a constituição da identidade profissional como elemento importante para
representar o profissionalismo à área da educação a distância como ferramenta
indispensável para a formação docente, reconhecemos que há uma interessante
possibilidade de vincularmos as ações do gestor no contexto escolar à dimensão da
formação continuada, partindo do pressuposto da apropriação de um fazer
pedagógico na modalidade da Educação a distância.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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