O orientador educacional como parceiro na melhoria do processo ensino aprendizagem
Resumen
Este trabalho tem como objetivo averiguar o papel do Orientador Educacional na escola, refletindo sobre a origem e o histórico da Orientação Educacional, bem como a importância do trabalho deste profissional. Depois da aprovação das Diretrizes Curriculares de Pedagogia, o pedagogo tem por base a docência da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional além de poder assumir as funções de gestão na escola, o que justifica esta pesquisa que tem no orientador educacional um dos principais integrantes da gestão da escola na questão de interação família e escola. Esta pesquisa realizou-se a partir de uma fundamentação teórico-bibliográfica além de uma pesquisa de campo realizada em uma das escolas de educação integral do município de Cruzeiro do Oeste, relatando o trabalho da orientação educacional, onde procurou-se verificar o papel do Orientador educacional no contexto da educação, através de autores como: Grinspun, Silva, entre outros, assim como de documentos legais, tendo na 1ª LDB – Lei 4.024/61 e na a atual LDB – Lei 9.394/96 as fontes primárias. Através dessa investigação procurou-se demonstrar a relevância da função do Orientador Educacional, no trabalho com o aluno e sua família, sabendo-se que seu trabalho, bem como dos demais profissionais da educação, como: diretor, professores, funcionários e pais, está pautado na prevenção, onde se deve procurar averiguar os problemas de aprendizagem do aluno antes que eles surjam, através de projetos, palestras de sensibilização, debates e principalmente visitas às famílias, trazendo-as para a escola, pois dentro de uma gestão democrática e participativa, escola e família, podem auxiliar na aprendizagem do aluno, resgatando-o como ser social e participativo.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]