A questão da afetividade considerada no contexto da gestão educacional
Abstract
O presente Trabalho Final de Pós-Graduação, com o título de A Questão da
Afetividade considerada no contexto da Gestão Educacional, realizado na área
de Educação, apresenta a questão da afetividade no contexto da gestão relacionada
aos gestores e educadores, e se isso tem alguma imbricação ou contribuição com o
processo de gestão e a forma como está ocorrendo em uma escola pública e uma
escola privada do município de Agudo/RS. A metodologia envolveu uma revisão de
literatura acerca do tema, realização de observações, aplicação de questionário para
a coleta de dados, realização das transcrições das respostas e análise dos dados.
Com base na pesquisa e observação dos dados obtidos, percebeu-se que há muitas
lacunas no processo de gestão relacionadas à questão da afetividade, pois não se
percebeu, pelas observações e analise de dados que haja significância da
afetividade e nem relações afetivas que possam contribuir ou melhorar as relações
interpessoais e o reflexo dessas na gestão das escolas alvo do estudo.
Compreende-se, pelo estudo, que há uma necessidade muito grande em
compreender gestão e suas implicações na educação bem como aliá-la ao afeto,
pois se entende que o ser humano seja afetuoso por natureza e dependente de
intermediações com os demais seres humanos. Espera-se que, futuramente,
considerando a questão da afetividade como elemento importante no processo de
gestão educacional, gestão, afetividade e gestores possam contribuir para
proporcionar um ambiente de trabalho favorável e mais humanizador.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: