Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
Abstract
O presente trabalho monográfico aborda a gestão democrática no âmbito escolar. Com base na moderna literatura especializada enfoca teoricamente o assunto, voltando-se às responsabilidades e ação do Conselho Escolar. Inicialmente, é apresentado uma contextualização da educação brasileira, desde o século XVI com a chegada dos Padres Jesuítas em 1549, até o processo de organização da educação brasileira pela participação popular ao longo do século XX e mais especificamente entre as décadas de 1970 a 1990, tendo em vista democratização da educação pública na perspectiva de escola transformadora, sobretudo, apoiada em padrões de gestão democrática e participativa. A partir daí, é enfocada diretamente a gestão democrática, procurando enfatizar elementos inseridos no processo de democratização da escola por meio da construção de novos espaços para o ensino. Em seguida, traz considerações sobre as funções e principal papel do Conselho Escolar, procurando contextualizá-lo na esfera da gestão democrática. Para tanto, são caracterizadas funções e responsabilidades deste Conselho. Encerra-se o trabalho com a conclusão de que a gestão democrática é uma realidade que precisa efetivamente fazer parte do cotidiano das escolas, demonstrando ser um passo na evolução das relações de ensino, cabendo ao Conselho Escolar o fortalecimento na efetiva participação das ações em conformidade com as diretrizes participativas dos modelos democráticos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: