A educação de jovens e adultos no ensino público municipal de Fortaleza: uma proposta de combate a evasão escolar
Abstract
Esta monografia trata de um dos principais nós da educação: a evasão escolar. Como garantir a qualidade sem a permanência? A pesquisa atendeu ao seguinte objetivo: identificar as causas mais diretas que justificam o fenômeno da evasão escolar na salas de Educação de Jovens e Adultos - EJA. Foi desenvolvida na Escola X do Sistema Municipal de Educação, localizada no bairro Messejana na região metropolitana de Fortaleza. A revisão bibliográfica fundamentou-se em: Freire, Gadotti, Vieira, Fernandes, dentre outros. O procedimento metodológico caracterizou-se por uma pesquisa-ação, pois investigou uma realidade e propôs ações sobre ela. Na posse dos dados coletados, desenvolvemos um estudo que se configura em ações, estratégias e metas com o propósito de contribuir para a superação desse quadro de evasão. Nessa perspectiva, discute-se um breve histórico do desenvolvimento da EJA no Brasil e as bases legais que garantem o ingresso e permanência desse estudante na escola. O resultado da pesquisa-ação realizada identificou fatores de natureza interna e externas sobre a evasão escolar na EJA e criou um esboço de proposta de ação educacional como estratégias práticas administrativas e pedagógicas, com o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar o aprendizado nas turmas da EJA neste estabelecimento.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: