A importância do conselho escolar no processo de gestão democrática: o legal e a prática
Resumen
A escola se apresenta como autônoma, à medida que promove um ambiente crítico e transformador da realidade em que se contemple a maioria social. O Conselho Escolar como instância máxima de democracia dentro da instituição escolar se incumbirá de garantir a liberdade de pensamento na perspectiva da construção coletiva por todos os atores sociais envolvidos no processo educativo. Embora, ao se analisar de forma mais minuciosa, permita-se perceber lacunas entre a função do Conselho Escolar e sua atuação na escola, o que implica em relações nem tão democrática, descentralizada e autônoma. Diante dessa possível ressignificação do papel dos Conselhos Escolares, apresenta-se a proposição de analisar como se dá na prática a atuação do Conselho Escolar versus Gestão Escolar da Escola X pertencente à rede municipal de Fortaleza. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa documental e bibliográfica, além da pesquisa de campo dispondo dos recursos de questionário e entrevista. Dentre as relações estabelecidas entre as bases teóricas e a prática do Conselho Escolar da Escola X, pode-se identificar o paradoxo entre a democracia participativa mencionada pela legislação dos documentos oficiais e a improdutividade de um colegiado que ainda não conseguiu se instituir como autônomo e democrático, um Conselho que se submete à direção, falta informação e conhecimento de como proceder o colegiado, dificuldades burocráticas, e por fim, uma prática relegada à elite. Portanto, há muito a se percorrer na pretensão de um Conselho Escolar da Escola X que promova a participação e a democracia.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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