Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR
Resumo
O trabalho desenvolve-se a partir da motivação da autora, que inserida como
educadora na rede municipal ensino de Cruzeiro do Oeste – PR, busca conhecer a
realidade da educação inclusiva, através do reconhecimento dos sujeitos que atuam
no ensino, sua formação e concepções sobre a inclusão. Para tanto, optou-se por
um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, busca-se uma
aproximação da temática da inclusão para a construção da educação de qualidade
para todos, na qual se situa a educação inclusiva em um contexto atual marcado
significativamente pela exclusão. Neste sentido, a função social da escola, a
inclusão, a exclusão e o preconceito que podem acontecer em seu meio são
debatidos na tentativa de elucidar a temática investigativa. Em seguida, procura-se
perceber os princípios de uma escola inclusiva, considerando a necessidade de
repensar as práticas do cotidiano escolar de modo a fortalecer a gestão educacional
frente aos novos paradigmas que se configuram frente à legislação e às
experiências educativas. Finalmente apresentam-se os dados da pesquisa realizada
na rede municipal de ensino, quando, vinte educadores expõem a realidade da
inclusão e suas concepções são discutidas no intuito de compreender a proposta da
educação inclusiva e o avanço/retrocesso das atuais políticas para inclusão de
pessoas com necessidades educativas especiais. Considera-se que, diante do
quadro atual, na qual a formação dos professores ainda não abarca a proposta de
inclusão bem como da precariedade das escolas regulares, que não possuem
condições estruturais ou pedagógicas mínimas para uma educação inclusiva, há
uma resistência muito grande por parte dos educadores em compreender a inclusão
como tarefa a ser desenvolvida pela escola regular. Urge que repensemos as
políticas de inclusão, no âmbito do Poder Público e de toda a comunidade escolar de
modo a efetivar uma educação de qualidade para todos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1000]