Browsing TCC Artes Cênicas - Bacharelado by Issue Date
Now showing items 1-20 of 31
-
O processo criativo do Ela e o encenador dramaturgista
(2017-12-06)Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo criativo do ELA e o encenador dramaturgista. Está vinculado ao Curso de Artes Cênicas – Habilitação Direção Teatral e objetiva integrar o TCC para obtenção da graduação. ... -
Entre giros, gingas e escritas me enegreço: encruzilhadas do meu corpo negro feminino no teatro
(2017-12-07)Entre a imagem da encruzilhada na qual a ginga, os giros e a escrita se encontram para formar corpo, para fazer voz para se cruzarem a outros encontros, em um não espaço, é que começo minha pesquisa para o trabalho de ... -
O contato e o teatro como acontecimento de convívio: uma investigação sobre o processo criativo da atriz
(2017-12-12)Este texto é resultado de um processo de pesquisa teórica e prática desenvolvida no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito para a graduação em Interpretação Teatral. A pesquisa foi ... -
As qualidades do movimento na criação de uma personagem cômico-grotesca
(2019)Este relatório reflexivo traz os apontamentos da minha trajetória e entendimentos da pesquisa teórica e prática na criação da personagem Úrsula. O processo criativo se desenvolveu durante o primeiro e segundo semestres do ... -
Fuerzas ocultas del más alto astral: o processo de criação das personagens Jezebel e Rafael
(2019)Não possui resumo. -
A construção da personagem Hillary: o trabalho com as ações psicofísicas no tecnovívio
(2021)Este relatório de pesquisa está associado às disciplinas de Técnicas de Representação VII e VIII, Laboratório de Orientação III e IV, Teatro na Tela e Montagem de Espetáculo III do curso de Artes Cênicas Bacharelado - ... -
Mímesis corpórea: o que fica e o que some no pergaminho da criação
(2021)O presente relatório é resultado das práticas e dos estudos desenvolvidos pelo estudante Marcos Lima Beber, graduando do curso de Artes Cênicas Bacharelado - Habilitação Interpretação Teatral da Universidade Federal de ... -
A criação da personagem através do método das ações físicas de Konstantin Stanislávski
(2021)A presente monografia é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Rafael Amarante do curso de Artes Cênicas – Interpretação Teatral da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem como objetivo ... -
A cena no tecnovívio: as ações físicas e o método de viewpoints na construção da personagem Hillary
(2021)O seguinte relatório apresenta uma pesquisa de caráter teórico-prático, sobre a investigação da criação da ação no tecnovívio, em vista da construção da personagem Hillary, do texto de Nicky Silver, Criados em cativeiros. ... -
A fala cênica e viewpoints: a criação de cenas no espetáculo Cativeiros na Nuvem
(2021)Relatório de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em ... -
O fluxo de esforços: do movimento à cena teatral
(2023)O projeto de conclusão de curso intitulado “O FLUXO DE ESFORÇOS: DO MOVIMENTO À CENA TEATRAL” teve como objetivo investigar o fluxo de intenções, vontades, forças e desejos que se manifestam nos movimentos do corpo como ... -
Movimento autoral e seus desdobramentos: atuação e dramaturgias
(2023)O projeto de trabalho de conclusão de curso intitulado “Movimento autoral e seus desdobramentos: atuação e dramaturgias” tem como seu objetivo explorar o movimento autoral para a concepção de atuação e composição de ... -
O movimento no corpo pela atenção: os desdobramentos no processo criativo da atriz
(2023)A presente pesquisa e relatório de experiência tratam-se do Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral na UFSM, que teve início em março de 2023 e finaliza em dezembro de 2023 ... -
A novidade da reprise: criação de uma dramaturgia do ator a partir das reprises clássicas clownescas
(2023)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como título: “A novidade da reprise: criação de uma dramaturgia do ator a partir das reprises clássicas clownescas.” e explora o desenvolvimento de uma dramaturgia de ator/clown ... -
O bufão e o grotesco no processo de criação de espetáculo solo
(2023)A presente proposta está vinculada ao trabalho de conclusão de curso, ligado às disciplinas Ateliê de Montagem em Atuação Teatral I e II, e Laboratório de Metodologias de Criação em Atuação Teatral I e II. O trabalho ... -
O Baile Cúier a cultura Ballroom e os corpos dissidentes dos padrões cis heteronormativos na criação de uma encenação
(2023)Este Relatório Reflexivo apresenta o processo de criação da encenação O BAILE CÚIER, ambos compõem o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) intitulado O BAILE CÚIER: A CULTURA BALLROOM E OS CORPOS DISSIDENTES DOS PADRÕES ... -
Encontrando brechas: a apreciação teatral como possibilidade para a experiência estética
(2023)Este trabalho compartilha os processos criativos e teóricos desenvolvidos nos semestres 7 e 8 do curso de Artes Cênicas – Bacharelado em Direção Teatral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação da ... -
Do tabuleiro ao tablado: o jogo como metodologia em um espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo tem, por objetivo principal, expor as reverberações prático-teóricas do projeto de pesquisa intitulado “Disponibilização, Criação e Atualização: o jogo como metodologia plural para o desenvolvimento ... -
O desenvolvimento do subtexto da atriz através das ações
(2023)Desenvolvi esta pesquisa vinculada ao meu trabalho de conclusão de curso e meu trabalho de atriz, para elaboração deste relatório reflexivo, durante o período acadêmico. O estudo foi realizado através de procedimentos ...