A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa
Resumen
A presente pesquisa apresenta algumas reflexões sobre a Gestão Escolar no mundo contemporâneo e as racionalidades que a constituem, trazendo uma abordagem a respeito da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e suas perspectivas diante de uma gestão escolar voltada a uma prática mais democrática e participativa. Para o desenvolvimento de tal trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas na busca de aportes teóricos de suporte ao projeto pretendido, entre alguns autores selecionados podemos referir Jürgen Habermas de onde parte a idéia principal de tal projeto, com a sua Teoria da Ação Comunicativa, José Carlos Libâneo, que nos oferta subsídios para um melhor entendimento do contexto atual em educação, Vitor Henrique Paro e Heloisa Lück, entre outros, que nos trazem elementos para pensar a gestão escolar. Verificamos na contemporaneidade grandes transformações que incidiram diretamente nas reformas educativas como um todo, nessas mudanças encontramos a preponderância de uma racionalidade instrumental que passa a sobrepujar a educação e interferir em todas as suas instâncias, entre elas, a gestão escolar. Dessa forma, buscamos nos aportes teóricos de ação comunicativa suporte para pensarmos uma gestão construída numa perspectiva menos burocrática e mais participativa, e para tal propósito, o presente trabalho conclui que, para que possamos implementar uma gestão escolar construída nos moldes do paradigma comunicativo e democrático é preciso promover a aproximação e a participação de todos os envolvidos no processo educativo, entre eles, órgãos públicos, professores, gestores administrativos e comunidade para dialogar a respeito das bases de justificação da educação, suas perspectivas e objetivos. Construindo dessa forma uma gestão capaz de retomar questões fundamentais que foram desconsideradas pela razão instrumental, que são a cidadania, a ética, o espírito cooperativo e a responsabilidade social, e isso só será possível mediante uma ação comunicativa e dialógica, que propicie abertura a discussões e reflexões através de uma proposta crítica, participativa e cooperativa.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]