Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
Resumen
A escola pública é chamada a prestar contas quanto ao papel que exerce na sociedade. No entanto, há contradições entre discursos e fazeres numa mesma escola. Essas contradições podem ser visualizadas no projeto político pedagógico da escola em relação à prática dos professores, como também no próprio discurso dos professores em relação ao trabalho que desenvolvem em sala de aula. Estas contradições instauradas no âmbito escolar chamo de descompasso pedagógico. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é investigar o descompasso pedagógico de escolas da rede pública estadual, a fim de identificar os fatores que o influenciam e, como transcendê-lo. Para tanto, é necessário trabalhar com os professores, desde o “eu-pessoal” até o “eu-profissional”, pois esse fator de individualidade precisa ser trabalhado, para que o fazer-pedagógico seja desenvolvido de maneira coerente. Assim, o estudo constitui-se numa pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com duas escolas da rede pública estadual (uma central e outra periférica). As técnicas de pesquisa são observação direta, análise documental e entrevista semi-estruturada. Conforme dados levantados, concluiu-se que o descompasso pedagógico está atrelado e é influenciado pelas desigualdades sociais que se dão na sociedade capitalista e as relações de poder entre dominantes e dominados aí instituídas. Em suma, o trabalho proposto, aqui, vai de encontro às relações de poder estabelecidas nas escolas e na própria sociedade. Prioriza, portanto, buscar uma conscientização e um comprometimento do professor para com a sociedade no sentido de perceber que tudo o que é desenvolvido na escola, não é um ato neutro.
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- Gestão Educacional [292]