A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa
Visualizar/ Abrir
Data
2010Autor
Balbinotte, Claudete Josselaine Foletto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa buscou verificar como a afetividade influência no
desenvolvimento do ensino/aprendizagem escolar, procurando assim, algumas
alternativas para “sanar” as dificuldades de aprendizagem. Através de uma
abordagem qualitativa, utilizei como instrumento de coletas de dados questionários,
respondidos por dez (10) professoras gestoras e quarenta (40) educandos. As
considerações apresentadas por estes foram analisadas através da Análise de
Conteúdo as quais pode-se elencar duas categorias: 1- O papel da afetividade na
sala de aula e na relação professor gestor/educando; 2-A afetividade na escolha
profissional. Estas duas categorias foram trabalhadas a partir das constatações
feitas pelos educandos e pelas professoras gestoras. Nas constatações feitas pelos
educandos, pode-se estabelecer algumas características do professor gestor. A
análise das informações foi realizada, respeitando a veracidade das respostas,
revelando com isso, vários significados, mostrando através delas que as relações de
afeto, amor e dedicação fazem a diferença na aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]