Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Tânia Maria
dc.creatorLimberger, Daniela Cristina Haas
dc.date.accessioned2018-01-09T13:35:25Z
dc.date.available2018-01-09T13:35:25Z
dc.date.issued2017-11-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12200
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractIn recent years the world has come to live with a process of expressive social, cultural and economic transformations. This article investigates the use of technologies in the teaching-learning process, brings characteristics and possibilities for using digital instruments in the classroom at the higher education level. The work proposes the verification of the requirements of education, where movie is one of the technologies that has been most outstanding in recent years. This paper presents a case study of the use of resources for environmental awareness in the activities of a discipline in an Environmental Management course. This study analyzes the use of movie as an instrument of pedagogical tool in the teaching and learning process using exploratory-descriptive research. The results are presented considering the possibilities of analysis the use and production of documentary movies as an educational didactic tool. It analyzes the effects of the production of videos with the environmental theme on the perceptions that the students have about their own formation and performance. The implementation and later dissemination of the videos was also used as an awareness strategy in addition to other students. The results show a positive evolution in students' perception of their ability to act, and the development of skills for collective action and their position as future professionals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem por investigaçãopor
dc.subjectTecnologia de informaçãopor
dc.subjectVídeo documentáriopor
dc.subjectResearch learningeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectDocumentary movieseng
dc.titleO universo digital para um mundo ambiental: estudo de caso da aplicação de tecnologias de informação para o ensino de educação ambiental no nível superiorpor
dc.title.alternativeThe universe for a digital world environmental: case study of the application of information technology for the teaching environmental education at the higher leveleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNos últimos anos o mundo passou a conviver com um processo de expressivas mudanças sociais, culturais e econômicas. Este artigo pesquisa o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, apontando características e possibilidades para uso de artefatos digitais em sala de aula no nível de ensino superior. A abordagem propõe a constatação das exigências complexas da educação, em que o vídeo é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Apresenta-se um estudo de caso em que, através da pesquisa-ação, se emprega o uso de vídeos para sensibilização ambiental em atividades de uma disciplina em um curso de Gestão Ambiental. Este estudo analisa a utilização do vídeo como instrumento de mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem utilizando-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva. São apresentados os resultados considerando as possibilidades de análise do uso e produção de vídeos documentários, sendo este, o instrumento didático educativo. Analisa efeitos da produção de vídeos com o tema ambiental nas percepções que os estudantes têm sobre a sua própria formação e atuação. A implementação e divulgação posterior dos vídeos também foi usado como uma estratégia de sensibilização para além de outros estudantes. Os resultados mostram uma evolução positiva na percepção dos alunos sobre sua capacidade de ação, e o desenvolvimento de competências para a ação coletiva e sua posição como futuros profissionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto