O universo digital para um mundo ambiental: estudo de caso da aplicação de tecnologias de informação para o ensino de educação ambiental no nível superior
Visualizar/ Abrir
Data
2017-11-24Autor
Limberger, Daniela Cristina Haas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nos últimos anos o mundo passou a conviver com um processo de expressivas mudanças sociais, culturais e econômicas. Este artigo pesquisa o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, apontando características e possibilidades para uso de artefatos digitais em sala de aula no nível de ensino superior. A abordagem propõe a constatação das exigências complexas da educação, em que o vídeo é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Apresenta-se um estudo de caso em que, através da pesquisa-ação, se emprega o uso de vídeos para sensibilização ambiental em atividades de uma disciplina em um curso de Gestão Ambiental. Este estudo analisa a utilização do vídeo como instrumento de mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem utilizando-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva. São apresentados os resultados considerando as possibilidades de análise do uso e produção de vídeos documentários, sendo este, o instrumento didático educativo. Analisa efeitos da produção de vídeos com o tema ambiental nas percepções que os estudantes têm sobre a sua própria formação e atuação. A implementação e divulgação posterior dos vídeos também foi usado como uma estratégia de sensibilização para além de outros estudantes. Os resultados mostram uma evolução positiva na percepção dos alunos sobre sua capacidade de ação, e o desenvolvimento de competências para a ação coletiva e sua posição como futuros profissionais.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: