Aplicação de mídias para o ensino de ciências biológicas com alunos com e sem necessidades educacionais especiais
Abstract
O presente estudo visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação de alunos com e sem NEE, por meio da utilização de mídias em uma escola pública de ensino médio, propondo a utilização de tais tecnologias para estimular a aprendizagem e o interesse dos educandos no ensino de ciências biológicas. Para tanto realizou-se atividades que foram divididas em duas etapas, sendo que a primeira se deu por meio da aplicação de aulas práticas com a utilização de mídias e TICs (microscópio óptico com câmera e televisor) com o grupo de alunos do primeiro ano ensino médio. A segunda etapa, ocorreu por meio da aplicação de um questionário aos estudantes, sendo que este foi utilizado com o objetivo de capturar a opinião de alunos a respeito do tema abordado. Observou-se quanto ao processo de ensino e aprendizagem, que os alunos concordam totalmente que as tecnologias de informação auxiliam e complementam as aulas e técnicas tradicionais utilizadas em sala de aula. Portanto, conclui-se que, tais tecnologias podem ser utilizadas como recurso facilitador no processo de construção de conhecimento tanto para alunos com NEE, como para os sem NEE, uma vez que se observou maior participação e empenho dos alunos como um todo.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: