Impacto das mídias: auditiva, impressa e audiovisual na contação de histórias para crianças pequenas
Abstract
A contação de histórias é uma ferramenta essencial na Educação Infantil. Entre outros motivos, as
histórias exibidas em sala de aula têm a capacidade de encantar as crianças pequenas. As mesmas
apresentam cenários, personagens e narrativas que tomam a atenção destas crianças. Sendo assim,
a inserção de mídias durante a contação de histórias busca tornar esta atividade mais atrativa,
visando abranger na sala de aula artefatos do cotidiano destas crianças. Neste contexto, o objetivo
deste trabalho é investigar a compreensão sobre o envolvimento das crianças da educação infantil
durante a inserção das mídias sonora, impressa e audiovisual no momento da contação da história
infantil “Os Três Porquinhos”. Essas mídias foram planejadas em aulas separadas, onde se observou
a maneira que elas influenciaram no processo de desenvolvimento de crianças pequenas. Os sujeitos
desta pesquisa foram os alunos de uma turma do Berçário nível II, constituída de nove alunos com
idades de dois e três anos de idade de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino
na cidade de Cachoeira do Sul-RS. A partir do trabalho realizado, verificou-se o quão importante é a
inserção das mídias na contação de histórias, bem como influências no desenvolvimento do
aprendizado das crianças e suas contribuições para o cotidiano da sala de aula.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: