A integração do vídeo no processo ensino-aprendizagem : um estudo nos anos finais da Escola de Ensino Fundamental Marieta D' Ambrósio, Santa Maria/RS
Resumo
integração dos recursos midiáticos, no contexto escolar, é uma prática cada vez mais presente em razão dos avanços tecnológicos e da facilidade ao acesso às informações, que despertam interesse tanto nos professores como nos alunos. Desse modo, a inclusão de vídeos e filmes, em sala de aula, é uma ferramenta que visa sensibilizar e despertar os alunos para determinados temas e, também para complementar o estudo e formar ideias a respeito da realidade. Nesse contexto, investigou-se a percepção do uso de vídeos pelos professores dos anos finais da Escola de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio da cidade de Santa Maria – RS em suas aulas, a fim de propor um despertar de reflexão referente à inclusão desse recurso áudio visual. Desse modo, aplicou-se um questionário aos professores dos anos finais e, após, foram sistematizados e analisados os dados coletados. Constatou-se que a maioria dos professores tem consciência sobre o potencial do vídeo como recurso didático, embora nem sempre o utilizem em suas aulas. Os vídeos, no âmbito educacional, desenvolvem a aprendizagem, a criatividade, possibilitam a organização das informações de maneira que a construção do conhecimento apresente maior sentido ao estudante.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]