Apprendendo: um aplicativo para dispositivos móveis de apoio aos processos de ensino e aprendizagem
Fecha
2016-10-06Metadatos
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A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trata sobre o desenvolvimento de um aplicativo, o APPrendendo, que objetiva instigar a maior utilização do recurso Tablet Educacional, recebido pelos professores da rede pública estadual de ensino médio, a partir da ação governamental denominada, Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Baseado no conceito de perguntas e respostas, o aplicativo permite, ao professor, propor desafios aos seus alunos em forma de questões de múltipla escolha. Na elaboração das questões, as suas funcionalidades estimulam o professor a utilizar todos os recursos disponíveis no Tablet, como câmera, microfone e o acesso à Internet, contribuindo para a sua sensibilização ao dispositivo. Quanto ao método de pesquisa, foi escolhido o hipotético-dedutivo, partindo da hipótese da pouca utilização dos Tablets em função da necessidade de aplicativos específicos para as demandas dos professores. Utilizando-se de procedimentos provenientes da pesquisa-ação, os dados necessários à pesquisa foram obtidos por meio de três coletas de dados, duas no formato de questionários mistos, aplicados no início e no fim da pesquisa, em que os professores das escolas de ensino médio da cidade de Alegrete RS puderam avaliar sua relação com o recurso Tablet Educacional antes e após a pesquisa. No tocante ao desenvolvimento do aplicativo, foi utilizada a metodologia Engenharia Web e a abordagem de Desenvolvimento Híbrida, sendo que com a realização de oficinas, o terceiro instrumento de coleta de dados, que contaram com a presença dos professores, foram observados, levantados e registrados os requisitos para a construção do produto da pesquisa, o aplicativo APPrendendo. Através da análise e comparação dos dados levantados ao longo da pesquisa, constatou-se que os professores consideraram o aplicativo como um recurso metodológico apto a ser utilizado e que apresenta potencial como ferramenta fomentadora da utilização dos Tablets Educacionais. Dessa forma, conclui-se que a criação de um aplicativo específico para os Tablets Educacionais pode sim contribuir para a sua maior utilização em sala de aula pelos professores, desde que, a aplicação desenvolvida seja útil e consonante com a realidade docente, que durante todo o seu processo de desenvolvimento conte com a participação dos futuros usuários e que a ferramenta criada explore em suas funcionalidades todos os recursos disponíveis do dispositivo oferecendo novas possibilidades à prática docente.
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