O espaço ficcional em the lord of the rings: a trajetória de frodo pela terra-média
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2016-12-14Metadatos
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Este trabalho surgiu, principalmente, de duas circunstâncias: minha apreciação por J. R. R. Tolkien e toda a sua obra; e o meu gosto por aquelas palavras literárias que evocam imagens possíveis de serem não só vistas, mas também sentidas. A partir de então, ele cresceu conforme foi sendo desenvolvido. O objetivo geral aqui é estabelecer a pesquisa que rastreia diversos elementos do espaço romanesco em The Lord of the Rings (1954). Através deste estudo, pode-se encontrar muitas constituições imagéticas que tornam ideias abstratas em imagens concretas, possibilitando a sua visualização por parte do leitor. Ademais, interessa o modo como esse espaço se relaciona com o protagonista da narrativa: Frodo Baggins. Frodo foi envolvido na Grande Guerra do Anel sem intenções de o fazer. Entretanto, é ele o único que pode levar o Anel até o local onde foi forjado, a fim de destruí-lo. Apesar de pensar a si mesmo como frágil diante do grande inimigo, o pequeno hobbit inicia seu caminho, em direção à terra sombria. A travessia do Shire (local onde moram os hobbits) até Mordor (a terra do Senhor do Escuro) é longa, repleta de surpresas, lugares desconhecidos e encontros inesperados. Nesse sentido, o fato de Frodo empreender uma jornada é bastante significativo, pois essa condição faz dele um personagem ativo dentro do espaço-tempo do enredo. Dessa forma, ao percorrer lugares sintomaticamente diferentes, e permitindo que o acompanhemos nessa travessia, proporciona muitas associações pertinentes entre paisagem e personagem, constituindo papel essencial nos significados antitéticos da obra. Com a convergência entre as leituras fictícias e teóricas, buscou-se analisar a estrutura narrativa de Tolkien, ao constituir o espaço da Terra-média. Para isso, observa-se a maneira como os diversos elementos romanescos são empregados – como o léxico referente ao espaço, por exemplo – com a finalidade de identificar a composição imagética na obra. Ao fim dessa que, ao acompanhar Frodo, se torna também a nossa jornada, procurou-se estabelecer as maneiras como a passagem e a vivência em diferentes espaços altera a personalidade do protagonista.
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