dc.contributor.advisor | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.creator | Bianchini, Rejane | |
dc.date.accessioned | 2016-01-21T11:24:30Z | |
dc.date.available | 2016-01-21T11:24:30Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1231 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article presents an action-research performed with a group of second grade, aged between 7 and 9 years old in a literacy process in Lajeado/RS. The study aimed to potentiate this process through the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in the pedagogical practice. Accordingly, the technological resources available in the school studied were investigated its use and implications for the teaching-learning process. Furthermore, school activities were developed mediated by educational games previously selected by the teacher responsible for the class. After that, it noticed that such technological tools optimized the literacy process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | por |
dc.title | Integração das tecnologias no processo de alfabetização: um estudo a partir das turmas de 2° ano de uma escola pública da rede municipal de Lajeado - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 2º ano, com faixa etária entre 7 e 9 anos, em processo de alfabetização no município de Lajeado/RS. Este estudo visou potencializar esse processo por meio da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Nesse sentido, foram investigados os recursos tecnológicos disponíveis na escola pesquisada, sua utilização e implicações no processo ensino-aprendizagem. Além disso, desenvolveram-se atividades escolares mediadas por jogos educacionais selecionados previamente pela docente responsável pela turma. Após a pesquisa, verificou-se que tais ferramentas tecnológicas otimizaram o processo de alfabetização. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |