A corporeidade no contexto das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental
Abstract
A Corporeidade é uma temática advinda da Filosofiaque, há muito tempo, vem proporcionando reflexões
e estudos no campo da Educação Física e se faz presente em todos os níveis e etapas de educação, bem
como em todo o ambiente escolar. Santin (2014), inspirado nos estudos de Merleau-Ponty, afirma que a
Corporeidade compreende o ser humano em sua totalidade, perpassando todas as áreas do conhecimento,
principalmente quando atrelado à interpretação de Corpo que considera o ser humano integralmente, em
todos os seus aspectos de desenvolvimento. Esta pesquisa aborda a temática da Corporeidade no cotidiano
da Educação Física Escolar. Pretendeu-se verificar como a Corporeidade vem sendo compreendida nas
aulas de Educação Física ministrada por Professores dos Anos Iniciais, do primeiro ao terceiro ano do
Ensino Fundamental, de duas escolas estaduais da cidade de Santa Maria/RS. Esta pesquisa é de cunho
qualitativo e realizou-se a partir de uma pesquisa de campo, utilizandoum questionário como instrumento
de coleta de dados. Os sujeitos participantes são professores da rede estadual de ensino de Santa
Maria/RS. Os resultados da pesquisa destacam que a concepção de Corporeidade torna-se importante para
a Pedagogia e para a Educação Física, no sentido de compreender a criança envolvida no seu processo de
desenvolvimento em todos os seus aspectos, proporcionando este se-movimentar também nas práticas
pedagógicas, colocando a Corporeidade em voga dentro e fora da sala como possibilidade de potencializar
a apropriação do conhecimento, considerando o corpo de forma integral e compreendendo que os aspectos
físicos e intelectuais se desenvolvem simultaneamente.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: