Avaliação das vivências na educação infantil: registro e documentação pedagógica
Resumo
Esta pesquisa trata da avaliação e registro do processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Com o objetivo de verificar se na prática as concepções de avaliação como processo de aprendizagem e desenvolvimento adquiridos através das vivências e reflexões proporcionadas pela escola, contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) para a Educação Infantil são efetivadas pelas docentes. É de cunho qualitativo, aliando-se a abordagem teórica encontrada nos pressupostos de HOFFMANN (2012), MENDONÇA (2009), MICARELLO (2010), e nos documentos que pautam as políticas para as crianças no contexto da Educação Infantil. A partir da análise dos resultados, verificou-se que existem esforços por parte das docentes e famílias para que a avaliação na educação infantil seja problematizada, pois a mesma tem uma importância ímpar para qualificar esta etapa da educação. Ao propor este diálogo a pesquisa apresenta também uma perspectiva histórica relacionada a temática das crianças e o modo como entendemos sua educação e cuidado.
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