Jogos tradicionais nas aulas de educação física infantil: possibilidades pedagógicas
Abstract
Este estudo tematiza a Educação Física na Educação Infantil e têm como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas para desenvolver o conteúdo/conhecimento Jogos Tradicionais nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade (da Escola Municipal de Educação Infantil Lar da Ternura, localizada na cidade de Jóia, Rio Grande do Sul). Para tal, lançamos mão de pesquisa participante, juntamente com observação participante, diário de campo e registros com fotos. O processo investigativo possibilitou pensar e repensar como a Educação Física pode ser trabalhada na Educação Infantil, mostrando os Jogos Tradicionais como conteúdo possível e que estabelece interação e sentido para os alunos; bem como passível de agregar este conteúdo e a metodologia, atribuindo mais ou menos elementos, complexidades, relações, alturas, pessoas, entre outros. Os jogos tradicionais são passíveis de serem explorados cada vez mais na escola – os quais, na maioria das vezes, passam despercebidos em virtude de outros conteúdos serem considerados importantes, tais como os esportes. Todavia, com os jogos tradicionais, temos possibilidades de variações para o desenvolvimento da aula, os materiais são acessíveis (cordas, madeira, tampas...), podem-se construí-las juntamente com as crianças – sendo que alguns jogos não demandam material algum além do próprio corpo e do corpo do colega. Ademais, trabalhamos com a cultura local, regional, nacional e mundial. O desenvolvimento destas experiências e a análise delas mostraram como é possível o trabalho com os jogos tradicionais na educação infantil. Durante o processo, percebemos como a escola acolheu e apoiou este projeto, possibilitando que fosse trabalhado com as outras turmas da escola, mostrando mais uma vez as possibilidades de o jogo tradicional estar no currículo da educação física na educação infantil.
Collections
The following license files are associated with this item: