Sexualidade na velhice: construindo saberes na formação de acadêmicos em fisioterapia
Resumo
O processo de envelhecimento produz transformações, mudanças e adaptações em diferentes aspectos na vida das pessoas, entre os quais destaca-se a sexualidade. Considerando a temática um assunto delicado e de difícil abordagem, é imprescindível que a mesma seja conteúdo no processo de formação de profissionais da área da saúde. Assim, objetivou-se compreender como a sexualidade na velhice é abordada na graduação em Fisioterapia, analisando que conhecimentos e atitudes são manifestos pelos/as formandos/as em relação ao tema, apontando as sugestões para uma formação profissional mais humanizada na assistência à saúde de idosos e idosas. Para tal, utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, sustentada na triangulação de dados, realizada em três instituições de ensino superior e contou com a participação de 60 formandos/as dos cursos de Fisioterapia. Primeiramente, foram analisados os PPCs dos cursos, seguida da aplicação da Escala de Atitudes e Conhecimento sobre Sexualidade no Envelhecimento e, após, estruturaram-se grupos focais com os/as estudantes. Os resultados apontam que raramente sexualidade e envelhecimento são tratados como conteúdo curricular, quando ocupam essa posição, é a perspectiva dos saberes biomédicos que orienta a abordagem do tema. Entende-se que o processo de profissionalização da Fisioterapia é ainda muito marcado pela hegemonia médica na saúde e a visão (positiva ou negativa) que os discentes apresentam a respeito da temática sexualidade na velhice, seus comportamentos, suas vivências, é construída no curso de formação. Destaca-se, ainda, que a invisibilidade do tema gera muitas dúvidas, muitas inseguranças e receios de novos olhares sobre sexualidade e envelhecimento. Dessa forma, torna-se necessária a quebra de preconceitos e que a vivência da sexualidade constitua um envelhecimento saudável, identificando o papel do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar de saúde. Embora essas discussões ainda sejam relegados às zonas de sombra da formação em Fisioterapia, acredita-se que os resultados desta dissertação irão estimular adaptação aos seus cursos a fim de minimizar o tabu dessa temática.
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