Tecnologias da informação e da comunicação e o atendimento educacional especializado: um estudo de caso considerando a deficiência cognitiva e suas implicações
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar um estudo de caso de uma aluna com
déficit cognitivo e sua construção de conhecimentos com uso de Tecnologias
da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação e suas múltiplas
possibilidades enquanto facilitadoras nos processos de aprendizagem. A aluna
é incluída na escola regular e também no Atendimento Educacional
Especializado, na Sala de Recursos Multifuncional, onde acontece o presente
trabalho. Fundamenta-se a prática pedagógica na Teoria das Inteligências
Múltiplas, de Howard Gardner, que nos apresenta a cognição humana como
sendo plural, com diversas competências distintas para resolução de
problemas e criação de produtos. Portanto, as diversas ferramentas propostas
pelo computador e Internet vêm favorecer as diferentes competências da
cognição humana. Este trabalho também é baseado em Henri Wallon e Rubem
Alves, autores que nos mostram a importância do desejo no processo de
aprendizagem. Trabalhamos com as TIC, por meio de um projeto de pesquisa,
satisfazendo o desejo da aluna tanto no modo como no conteúdo que foi
desenvolvido. Por fim, analisam-se os resultados do trabalho relacionando-os
com as Inteligências Múltiplas, relatando avanços alcançados com o uso das
TIC.
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