Educação à distância: um ambiente de aprendizagens, interação e afetividade
Resumo
A pesquisa que segue apresenta um estudo de caso e faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, durante o ano de 2014. A pesquisa foi realizada no período de março a maio de 2014, utilizando a metodologia qualitativa, através do relato de experiência e entrevista estruturada com professores, tutores e alunos. A coleta de dados aconteceu no Polo de Três de Maio e via e¬mail. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância dos ambientes virtuais, no ensino de educação a distância como um espaço de aprendizagens, interação e afetividade. Especificamente, objetivou-se: (a) Mostrar as possibilidades de aprendizagens que acontecem com a interação entre professores e alunos através das tecnologias de informação e comunicação; (b) Diminuir a distância entre professores, tutores e alunos na busca de uma aprendizagem mais interativa entre todos os envolvidos; (c) Demonstrar que a afetividade é um elemento essencial para que aconteçam as aprendizagens dos alunos que estudam através das tecnologias da Informação e Comunicação. Através dos resultados da pesquisa percebe-se que estes elementos têm relevância para uma aprendizagem significativa.
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