A habilidade argumentativa e a capacidade de resolver problemas nos anos finais do ensino fundamental
Abstract
Uma das metas do Ensino de Ciências é a formação de indivíduos autônomos, críticos, reflexivos, capazes de resolver impasses com eficiência. O objetivo central desse estudo foi investigar se a utilização de atividades pró-argumentação modificam os níveis argumentativos e a capacidade de resolver problemas, com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como recursos para coleta de dados instrumento elaborado para análise de argumentos, teste da capacidade de resolver problemas e entrevista. Participaram da pesquisa estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, de três escolas (A, E, I), na cidade de Ibirubá-RS. O instrumento para análise de argumentos foi testado com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola I. Verificou-se a adequação do instrumento, bem como a relação existente entre o nível de conhecimento conceitual com a produção de argumentos mais elaborados. O estudo-piloto com o teste da capacidade de resolver problemas foi efetuado com turmas de 8° e 9° anos da Escola I, e mostrou-se conveniente para utilização posterior, além de apontar para dificuldades dos estudantes com o fator Predição e transferência. Para atingir o objetivo central da pesquisa, descreveu-se o nível argumentativo e a capacidade de resolver problemas em três turmas de 8° ano, das escolas A, E e I, constatando baixos níveis argumentativos e de resolução de problemas. A turma da escola I foi entrevistada a fim de conhecer as estratégias utilizadas pelos estudantes para resolver o teste. Observou-se que o maior arsenal de estratégias está relacionado com o melhor desempenho no teste de resolução de problemas. Essa turma participou da intervenção com atividade pró-argumentação. Após quatro meses, observou-se que os enunciados desses estudantes apresentaram estratégias de raciocínio mais elaboradas, tais como a utilização de exemplos e comparações para justificar seus argumentos, o que não foi verificado com os estudantes da Escola A. Os resultados sugerem que o domínio argumentativo pode estar relacionado ao melhor desempenho na resolução de problemas.
The following license files are associated with this item: