Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo compreender e refletir as práticas pedagógicas de um berçário em uma escola pública do município de Jaguarão/RS. O estudo teve como metodologia uma pesquisa-ação. Os principais teóricos e autores que respaldaram este estudo foram: FOCCHI (2015), BARBOSA (2010), MALAGUZZI (2016), RINALDI (2014) entre outros autores de grande contribuição. Neste sentido, foram realizadas oito intervenções com bebês, momentos em que professora e pesquisadora refletiram sobre as ações dos bebês em meio as práticas pedagógicas. A pesquisadora com a colaboração da professora realizou propostas que respeitaram as especificidades do berçário, ou seja, explorações através dos sentidos, rompendo assim com o olhar adultocêntrico das práticas pedagógicas onde habitualmente os bebês eram vistos como “alunos” e outras vezes como sem possibilidades e nesta lógica ficavam restritos apenas a receber cuidados. O resultado deste estudo foi refletir um currículo possível, de escuta, onde os bebês são ativos, protagonistas, sujeitos de direitos, que têm acesso a um espaço instigador e de propostas que venham ao encontro de suas especificidades, materializando-se com explorações através dos sentidos em que o professor é o pesquisador das suas práticas que reflete, age, interage e também questiona a própria instituição, a fim de realizar um trabalho de escuta com os bebês, neste espaço coletivo chamado escola. Assim, descobrimos que os currículos possíveis estão nos bebês.
Collections
The following license files are associated with this item: