Inclusão e formação da identidade do aluno com deficiência
Resumo
O objetivo deste estudo foi conhecer de que forma a Educação Física Escolar e um Projeto contribuem e/ou influenciam na construção da identidade de alunos com deficiência física. Este estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa descritiva na forma de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas, que se direcionaram para os seguintes temas: a) autoconhecimento e reconhecimento da condição de pessoa com deficiência diante da atual sociedade; e, b) perspectivas acerca das experiências na Educação Física Escolar e em um Projeto. A interpretação dos dados foi a partir do método de triangulação. Participou do estudo um aluno de um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, o Extremus, que, também, frequenta regularmente a escola e a Educação Física Escolar. A partir da análise das respostas do sujeito podemos concluir que é iminente a necessidade de discussões e reflexões a cerca da formação dos profissionais envolvidos na promoção do processo de inclusão. A partir das constatações referentes à forma de organização de um Projeto, onde tudo o que é realizado é pensado na igualdade social, percebemos que a inclusão está mais perto de acontecer. Assim, a organização e a preparação dos indivíduos envolvidos no processo inclusivo é fundamental. É necessária a mudança atitudinal de todo o meio que envolve o sistema educacional e das redes de laços sociais.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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