Gestão pública e a necessidade de combate e prevenção do bullying diante da possibilidade de responsabilização de educadores e instituições de ensino
Abstract
O bullying representa um dos maiores desafios a ser enfrentado pelos
educadores e gestores escolares do recém-iniciado século XXI. Dificuldade essa que se
extraí tanto da falta de embasamento teórico e prático que permita a esses profissionais
identificar sua ocorrência e/ou por que, esporadicamente, quando identificada, na
esmagadora maioria das vezes, não sabem eles como proceder em seu trato. Em virtude
disso, procurou-se, através do estudo proposto, inferir como os educadores e gestores
escolares veem o bullying no ambiente escolar para, a partir disso, destacar a necessidade
de um melhor pedagógico para lhes guarnecer na importante tarefa de preveni-lo e
erradicá-lo, evitando sejam responsabilizados por eventual atitude omissiva. Desse modo,
após estabelecer como público-alvo, os alunos do Programa Especial de Graduação
(PEG) Formação de Professores para o Ensino Profissional da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), dirigiu-se a eles o questionário constante ao final do
supranominado, para o qual participaram enquanto fornecedores dos dados que
compuseram a amostragem não probabilística que o embasou. Metodologicamente, a
pesquisa se classifica como quantitativa e, conduzida mediante pesquisa survey, foi
composto pela aplicação de questionário estruturado sob a forma de 12 (doze) perguntas
de múltipla escolha e 01 (uma) discursiva, opcional, em que a população de voluntários
poderia narrar algum fato de bullying que tenha vivenciado. Os principais resultados
encontrados demonstram o bullying é prática bastante comum no ambiente escolar, variando, entretanto, quanto ao gênero de suas vítimas/agressores, formas de
caracterização, local em que ocorre e consequências que despertam na psique do lesado.
Disso se tem, portanto, é necessário implementar uma nova política de gestão pública, a
qual se preocupe, de fato e de direito, com a formação pedagógica dos atores escolares,
que devem, mais do que qualquer um, saber identificar, erradicar e prevenir essa
verdadeira patologia social que vem em constante crescimento.
Collections
- Gestão Pública - EaD [341]
The following license files are associated with this item: