Gestão educacional e inclusão: visualizando alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional
Abstract
Esta pesquisa é relevante porque oportuniza a investigação e a compreensão, por
meio da gestão educacional, da realidade da inclusão escolar de alunos com
deficiência que estão em situação de acolhimento institucional. Diante disso, este
estudo investiga sobre as relações que permeiam a Gestão, a Inclusão e os Alunos
com deficiência que vivem em situação de Acolhimento Institucional. A questãoproblema
preocupa-se em como a gestão educacional organiza o processo de
inclusão escolar de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional.
O objetivo geral busca investigar como a gestão realiza o processo de inclusão
escolar de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional. Para
desenvolver esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, realizando um
estudo de caso. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas e observações na escola. Os dados foram analisados com base na
Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Para o embasamento das discussões, foram
utilizados autores como Lück (2006), Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Garcia (2009),
Kassar (2013), Rosseti-Ferreira (2013), Sousa; Paravidini (2013), entre outros. Como
resultados, verificou-se que a escola organiza, de forma limitada, a inclusão dos
alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional, visto que a ela
faltam recursos como estrutura e profissionais especializados. Em sala de aula,
predominam as dificuldades em fazer acontecer a inclusão, a professora de sala
comum permanece presa as dificuldades e não procura novas possibilidades para
incluir o aluno estudado. Analisou-se que os professores têm concepções diversas a
respeito da inclusão desses alunos. Dessa forma, é importante que estudos acerca
desse contexto sejam ampliados.
Collections
- Gestão Educacional [292]
The following license files are associated with this item: