Supervisor escolar o articulador do processo pedagógico
Resumen
A presente monografia teve como tema o supervisor escolar como articulador do processo pedagógico. Dentro dessa temática, buscou-se: Qual a função do supervisor escolar junto a equipe diretiva e aos docentes para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos educandos? E como objetivo geral: Identificar como é a relação do supervisor escolar com os demais integrantes da equipe diretiva, professores, alunos em busca de melhorar a qualidade do processo ensino–aprendizado, dentro de uma concepção de gestão democrática. Quanto aos objetivos específicos procurou-se investigar como, e se acontece, a articulação do supervisor escolar aos processos pedagógicos, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e por fim averiguar como é elaborada a proposta de trabalho dos supervisores escolares de acordo com a instituição escolar em que o mesmo trabalha. Como metodologia, se desenvolveu uma pesquisa de campo e bibliográfica, aplicando questionários com 3 supervisores escolares, de diferentes escolas de Santa Cruz do Sul/RS. Os resultados mostraram que a função do supervisor não é somente algo burocrático, pois ela esta vinculada, diretamente, ao processo de ensino-aprendizagem. Porém, a realidade vivenciada nas escolas é preocupante, pois os supervisores não estão conseguindo exercer sua função de maneira adequada e com entusiasmo. Portanto, se conclui que a supervisão escolar tem um papel fundamental na escola, por isso esses profissionais devem sempre buscar inovações, ser um elo entre os diferentes setores da escola para realizar um trabalho coletivo, visando o êxito educativo no ambiente escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1014]
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