Ensino-aprendizagem em educação a distância: um estudo de caso no ensino superior
Fecha
2011-10-22Autor
Barcellos, Carla Riethmüller Haas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente artigo foi elaborado a partir dos estudos realizados sobre ensino-aprendizagem em educação à distância. A pesquisa deu-se por meio da análise de questionários quantitativos e qualitativos aplicado a alunos e professores de curso de licenciatura na Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apresentados e discutidos neste artigo oportunizam o
conhecimento a cerca da experiência no ensino superior, a compreensão e a análise das atribuições e práticas de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade e a identificação de aspectos positivos e deficientes do processo. Embora as tecnologias proporcionem qualidade na comunicação entre alunos e professores, não são decisivas para garantir eficiência no processo de ensinoaprendizagem. As dificuldades percebidas na modalidade a distância são semelhantes às da presencial, mas a EaD exige tanto de alunos como de professores uma postura diferente, mais independente, mais organizada.